Colaborações de viajantes e missionários para a elaboração de uma história regional: um olhar sobre os relatos de Simão Estácio da Silveira e Padre Antônio Vieira
Resumo
O presente trabalho tem como intuito analisar os relatos feitos sobre o território maranhense por um dos pioneiros da colonização portuguesa no Maranhão, o capitão Simão Estácio da Silveira em sua obra Relação sumaria das cousas do Maranhão de 1624. Além deste, abordamos as descrições do Padre Antônio Vieira intitulada Relação da Missão da Serra de Ibiapaba escrita pelo padre Antônio Vieira¸ missionário que liderou a expedição evangelizadora na Serra de Ibiapaba, no Ceará, a partir de 1655. Pretendemos elaborar uma análise crítica desses textos, considerando o contexto no qual esses autores estavam imersos. Utilizaremos como referencial teórico algumas obras como Capítulos de História Colonial 1500- 1800 de João Capistrano de Abreu, e o trabalho intitulado Cultura e Opulência do Brasil de André João Antonil, nas quais ambos abordam aspectos religiosos e econômicos do período colonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kacia Mikaela de Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).