Relatos de uma subjetividade descongelada. Uma história de vida (1930-2017)
Resumo
O propósito deste artigo é examinar os procedimentos de reconstrução da memória engendrados por João Batista (1930 – 2017), ex-paciente internado compulsoriamente em um asilo-colônia construído para isolar as pessoas atingidas pela hanseníase. Nesse sentido, a pesquisa baseia-se em quatro entrevistas de história oral de vida, nas quais são abordadas questões relacionadas à metodologia utilizada, à restauração da identidade do sujeito, aos mecanismos de reintegração social e ao processo de reconstrução do indivíduo e de suas memórias após os anos de confinamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiza Porto de Faria
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).