Os elementos conservadores do autoritarismo na Ditadura Militar (1964-1985)
Resumo
Neste artigo discutiremos aspectos conservadores presentes na Ditadura Militar (1964-1985), tendo como ponto de partida um verbete do “Dicionário crítico do pensamento da direita”. O nosso objetivo é demonstrar a interseção histórica entre conservadorismo e autoritarismo enquanto elementos constituintes da sociedade capitalista. Considerando as características autocráticas da burguesia na periferia do capitalismo, o conservadorismo é um dos instrumentos dessa dominação que toma formas autoritárias. No Brasil o autoritarismo teve seus ideólogos conservadores, nacionais e estrangeiros, que influenciaram as bases doutrinárias dos governos militares. A intenção não é negar a diversidade de perspectiva política e ideológica no período, mas traçar a trajetória do autoritarismo e o seu papel nos eventos políticos, econômicos e sociais, assim como evidenciar seus fundamentos conservadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rodrigo de Souza Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).