Uma análise das práticas de corrupção no governo da província do Grão-Pará (1869-1889)
Resumo
Este artigo busca problematizar a corrupção no governo da província do Grão-Pará, entre os anos de 1869 e 1889, através de pesquisa documental baseada em periódicos localizados na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e na historiografia sobre a política do Império brasileiro no século XIX. O objetivo é interpretar as peculiaridades políticas e sociais do período imperial, considerando que o Brasil enfrentava contratempos como a intensificação da disputa entre liberais e conservadores, debates sobre a decadência do sistema eleitoral, a questão escravocrata, a Guerra do Paraguai, dentre outros, que, não poucas vezes, desaguavam na discussão sobre a corrupção no governo. As fontes hemerográficas, como os jornais paraenses e a literatura, foram a base para a pesquisa, onde foi possível localizar narrativas e contestações sobre condutas e práticas ilícitas, incluindo fraudes nas eleições e na administração. Estes fatos culminaram com um longo processo de decadência e desgaste do sistema monárquico que teve sua derrocada política no ano de 1889, com a Proclamação da República.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GISELE MENDES CAMARÇO LEITE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).