A literatura como fonte histórica no livro didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio

Autores

  • MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E SILVA Universidade Federal do Piauí

Resumo

Com a aprovação da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituindo o Novo Ensino Médio e consequentemente uma nova forma de organização do currículo, grande parte das disciplinas foram agrupadas sob uma única coleção de livros didáticos, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia, que perderam seus manuais individualizados e atualmente estão distribuídas nos livros da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar o uso da literatura como fonte histórica nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio. A metodologia comtemplou a análise de 18 livros didáticos, correspondentes a três coleções disponibilizadas pelo Ministério da Educação. Verificou-se que os autores recorrem à literatura de maneira pontual, optando quase sempre por poemas, que são acompanhados de sugestões de atividades.

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Biografia do Autor

  • MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E SILVA, Universidade Federal do Piauí

    Doutor em História Social UFPA

    Mestre em Antropologia UFPI

    Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana UESPI

    Licenciado em História 

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Publicado

16-10-2024

Como Citar

E SILVA, MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO. A literatura como fonte histórica no livro didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 1, p. 128–151, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/46971. Acesso em: 24 dez. 2025.