A literatura como fonte histórica no livro didático de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio
Resumo
Com a aprovação da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, instituindo o Novo Ensino Médio e consequentemente uma nova forma de organização do currículo, grande parte das disciplinas foram agrupadas sob uma única coleção de livros didáticos, como História, Geografia, Filosofia e Sociologia, que perderam seus manuais individualizados e atualmente estão distribuídas nos livros da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar o uso da literatura como fonte histórica nos livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Novo Ensino Médio. A metodologia comtemplou a análise de 18 livros didáticos, correspondentes a três coleções disponibilizadas pelo Ministério da Educação. Verificou-se que os autores recorrem à literatura de maneira pontual, optando quase sempre por poemas, que são acompanhados de sugestões de atividades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 MÁRCIO DOUGLAS DE CARVALHO E SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).