Gazeta Medica da Bahia: reflexões em torno das seções de correspondência e aviso do periódico
Resumo
O artigo tem por objetivo identificar como os redatores da Gazeta Medica da Bahia se relacionavam com o público leitor e colaboradores, a respeito de assuntos científicos e administrativos da revista, por meio das seções de correspondência e aviso nos primeiros números do periódico, entre 1866 e 1867. De natureza bibliográfica e documental, o estudo adota uma abordagem qualitativa. Evidencia-se uma aproximação entre o grupo fundador do periódico e seus pares brasileiros e estrangeiros, em torno do debate científico da época. Pontua-se a ocorrência de traduções de artigos estrangeiros no periódico baiano, assim como de artigos da gazeta em publicação francesa, permitida em virtude do trânsito de alguns médicos nucleares do periódico no ambiente científico europeu. A revista baiana comunicou diversos resultados de pesquisas médicas de doenças consideradas típicas do clima tropical, ampliando a visibilidade para a medicina tropical e a ciência brasileira. As seções analisadas apresentam a relação da gazeta com outros órgãos da imprensa científica e apontam as adversidades administrativas desse tipo de empreendimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Davilene Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).