Prescrições salutares
controle social e moral de mulheres na menopausa no Brasil oitocentista
Resumo
O presente artigo analisa a tese Considerações ácerca da idade critica da mulher, elaborada por Jose Luiz Cardozo, estudante da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, e defendida em 1849. O estudo de Cardozo aborda a “idade crítica” das mulheres, relacionada à menopausa, de forma a analisar as implicações médicas e sociais desta fase da vida da mulher. O médico descreve as mudanças físicas e emocionais enfrentadas durante a puberdade e o climatério, bem como oferece prescrições médicas e comportamentais para as mulheres lidarem com o fim de seus anos reprodutivos. Este trabalho busca destacar como a medicina do século XIX patologizou a experiência feminina, restringindo a autonomia das mulheres e contribuindo para a construção de estereótipos de gênero. Objetiva-se ser capaz de identificar fatores que prescreviam certas posturas às mulheres mais velhas, de forma a estabelecer controle sobre seus comportamentos e moldar uma determinada moral a ser seguida assim que suas funções procriativas cessassem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caroline Ivanski Langer, Natalia Piccoli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).