Fortes no foro e no desaforo? Autoridades locais e republicanos nos periódicos pós-Proclamação: Santa Cruz-RN (1889-1902)
Resumo
O presente artigo pretende explorar as disputas políticas entre autoridades locais e grupos republicanos no município potiguar de Santa Cruz, região do Seridó, nos anos seguintes à Proclamação da República. Para isso, foram tomadas como principais fontes jornais do período, sobretudo o de título A República, ferramenta chave para explorarmos os casos de dois personagens da vida social e política da referida localidade. Os resultados e análises apresentados nesta pesquisa visam examinar as múltiplas estratégias adotadas pelos agentes a partir de uma perspectiva local, com destaque o uso da imprensa. Evidenciaremos também os ecos do panorama geral de efervescência e tensionamento das relações de poder nesses contextos específicos, o que nos permitiu verificar e interpretar as dinâmicas estabelecidas do micro ao macro.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Alves da Fonseca Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).