Fortes no foro e no desaforo? Autoridades locais e republicanos nos periódicos pós-Proclamação: Santa Cruz-RN (1889-1902)

Autores/as

  • Francisco Alves da Fonseca Neto Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumen

 O presente artigo pretende explorar as disputas políticas entre autoridades locais e grupos republicanos no município potiguar de Santa Cruz, região do Seridó, nos anos seguintes à Proclamação da República. Para isso, foram tomadas como principais fontes jornais do período, sobretudo o de título A República, ferramenta chave para explorarmos os casos de dois personagens da vida social e política da referida localidade. Os resultados e análises apresentados nesta pesquisa visam examinar as múltiplas estratégias adotadas pelos agentes a partir de uma perspectiva local, com destaque o uso da imprensa. Evidenciaremos também os ecos do panorama geral de efervescência e tensionamento das relações de poder nesses contextos específicos, o que nos permitiu verificar e interpretar as dinâmicas estabelecidas do micro ao macro.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2024-03-12

Cómo citar

ALVES DA FONSECA NETO, Francisco. Fortes no foro e no desaforo? Autoridades locais e republicanos nos periódicos pós-Proclamação: Santa Cruz-RN (1889-1902). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 15, n. 2, p. 307–329, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/48647. Acesso em: 14 dec. 2025.