Uma Breve elucidação sobre o "Populismo"

Autores

  • João Vitor dos Santos Universidade Federal do Piauí
  • Marylu Alves de Oliveira Universidade Federal do Piauí

Resumo

 Utilizado para descrever o enquadramento político do Brasil que cerca o período entre o fim do Estado Novo e a queda de João Goulart, o termo “populismo” acaba por aviltar a complexidade histórica de um dos períodos mais importantes da contemporaneidade brasileira: a experiência democrática dos anos 1945-1964. Deste modo, o presente artigo objetiva debruçar-se sobre esta palavra para além das concepções ainda presentes nos livros didáticos e no imaginário popular, analisando a esfera contextual do uso do termo no que toca sua contribuição para a edificação de pressupostos simplistas a seu respeito e de suas representações no pós-ditadura militar. Com base nas discussões de especialistas da temática e do excerto temporal — tais como Angela de Castro Gomes, Jorge Ferreira, Maria Helena Rolim Capelato, Vânia Maria Losada Moreira, e outros — o trabalho converge a bibliografia produzida para com a questão e evidencia as relações firmadas entre povo e governantes, além de apresentar o arbítrio que a sentença possui e contribui para legitimar as razões difundidas pela ala antidemocrática defensora do golpe militar de 1964.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Vitor dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Graduando de Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (2021-atualidade). Diretor de Assuntos Estudantis do Centro Acadêmico de História-UFPI "Igo Castro Carrero". Integrante PIBID/CAPES/HISTÓRIA/CMPP sob coordenação do Professor Doutor João Paulo Charrone. Monitor da disciplina de História do Brasil República, sob orientação do Professor Doutor Fábio Leonardo Castelo Branco Brito. Pesquisador Voluntário do Programa de Iniciação Tecnológica e Inovação - PIBITI. Bailarino técnico de nível médio em Dança Clássica, formado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil (2020).

Marylu Alves de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Possui doutorado em História Social e pós-doutorado no Programa em História da Universidade Federal do Ceará. Atuou como coordenadora de Tutoria do Centro de Educação à distância no curso de História (UFPI). Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa: Os lugares mais sombrios - As representações sobre a ditadura militar brasileira (1964-1984) e as construções de conceitos políticos nas obras A noite da espera e Pontos de fuga de Milton Hatoum. Coordenadora do Grupo de Estudos em História, Literatura e Política. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq HISTÓRIA POLÍTICA, TEATRO E MÚSICA, pesquisadora dos grupos: Grupo de Estudos de América Latina e Núcleo Antônio Candido de Estudos de Literatura e Sociedade. Desenvolve estudos acerca das seguintes temáticas: Cultura Política, Anticomunismo, Partidos Políticos, PTB, Trabalhismo, Trabalho, Ditadura militar, América Latina e a relação entre a produção literária e a política. Professora efetiva do curso de História da Universidade Federal do Piauí desde 2009 e colaboradora do Programa de pós-graduação em História da Universidade Federal do Ceará. Contato: marylu@ufpi.edu.br. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6016577947032690.

Downloads

Publicado

2024-03-12