JK, Editora Abril e Globo: Popularização da literatura nos anos de nacional-desenvolvimentismo

Autores

  • Gabriel Alves Mendes PUC Minas
  • Raimunda Tereza Faria Marques PUC Minas
  • Silvana Seabra PUC Minas

Resumo

Na década de 1950, especialmente durante o governo de Juscelino Kubitschek, o Brasil passou por uma nova onda de modernização também de cunho nacional-desenvolvimentista, agora travada no campo das discussões dos anos 50 e 60. A mídia e a comunicação não ficaram de fora desta esfera, da qual surgiram diversas editoras com o propósito de ampliar o mercado consumidor. Neste contexto, surge a Editora Abril, que foi responsável por moldar formidáveis mudanças no cenário de produção e consumo destes materiais no Brasil, com a produção e divulgação de livros, dentre eles clássicos da literatura; revistas; enciclopédias e jornais, com um perfil mais popular. O caráter massivo e industrial garantia preços mais baixos, que ampliaram acesso de camadas mais baixas da população. Algumas formatações também se somaram à iniciativa, como a criação de livros de bolso, a expansão da distribuição e também certos designs que tornavam os produtos mais atraentes e mais fáceis ao consumo popular. Para além da Editora Abril, algumas outras iniciativas acompanharam também o cenário, como a Editora Globo.

Biografia do Autor

  • Silvana Seabra, PUC Minas

    Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Literatura Comparada/Estudos Literários - UFMG - FALE. Atua nas áreas teóricas de Pensamento Social Brasileiro, História das Ideias, História da Cultura, Historiografia, e representações sociais. Tematicamente trabalha com cultura, cultura brasileira, nação, cidade, representações, Comunicação mediática, Novas tecnologias da Informação. Tem formação internacional e trabalhou em universidades nos EUA (Harvard, UMASS e Vanderbilt). Já participou também de Programas de Pós graduação, nos níveis de Mestrado e Doutorado como professor (Universidade Mackenzie). É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, na Linha de Pesquisa: Interações Mediáticas, na PUCMinas.

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Publicado

2024-03-12