A identidade nacional afro-americana a partir de Joseph Rainey (1871-1873)
Resumen
O presente artigo propõe a analisar a construção de identidade nacional afro-americana a partir das atuações de Joseph Rainey durante a Quadragésima Segunda Legislatura da Câmara dos Representantes (1871-1873). Nascido ainda cativo, Rainey tem a sua liberdade comprada por seu pai, tornando-se barbeiro por influência deste. No início da Guerra Civil Americana, é recrutado para lutar ao lado dos Confederados e articula uma fuga para as Bermudas com a sua família em 1862, retornando aos Estados Unidos em 1866. Sendo o primeiro afro-americano eleito para exercer o cargo de congressista na câmara baixa federal no ano de 1870, Joseph Rainey articula conceitos que se relacionam tanto com a cultura e sociabilidade afro-americanas, quanto com uma cultura intelectual eurocentrada. Assim, o congressista se apresenta como um articulador capaz de sistematizar conceitos já estabelecidos no discurso nacional norte-americano juntamente com características discursivas de uma sociedade afro-americana em ascensão à cidadania.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Felipe Adrian de Assis Vaz

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







