Estado-Nação, legislação e políticas de migração no Brasil
a questão da cidadania em tempos de alteridade
Resumo
O presente artigo tem por objetivo trazer reflexões sobre o papel do Estado-nação brasileiro na elaboração de leis específicas direcionadas especialmente para as populações migrantes. Para tanto, é importante considerar as questões que envolvem a construção da identidade nacional, o papel da nação bem como do seu aparato legislativo, burocrático e regulador, tipificado na figura de um Estado, como um dos fatores essenciais e definidores de elaboração de políticas públicas para imigrantes e refugiados. O texto foi elaborado com base em reflexões teóricas de autores que abordam os conflitos existentes entre Estado-nação, etnicidade e deslocamentos populacionais na Europa; em análises históricas sobre os processos de formação da identidade nacional brasileira e o incentivo às políticas de imigração para o Brasil; e por último, o exame de duas leis nacionais e uma municipal referentes às populações de imigrantes e refugiados: Lei n. 6.815 de 1980; o Projeto de Lei n. 2.516 de 2015; e, por fim, a Lei municipal 16.478 de 2016 da cidade de São Paulo que institui uma Política Municipal para a População Imigrante.
Palavras-chave: Estado-nação; Políticas de migração; Leis de migração.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fernando Wolf
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).