Oficinas no Ensino de História: Propostas Metodológicas com o uso do jornal A Voz da Raça em sala de aula
Abstract
Este artigo aborda a importância e as possibilidades de trabalhar temas relacionados à
cultura afro-brasileira especialmente na disciplina de História. Destacando a necessidade de superar
lacunas históricas e promover uma educação mais inclusiva e consciente, que reconheça e valorize a
diversidade cultural do Brasil. Através da análise de uma experiência prática realizada na ECIT
Prefeito Williams de Souza Arruda localizada em Campina Grande, Paraíba. O estudo demonstra
como o uso de fontes históricas, como o jornal A Voz da Raça, e a discussão sobre movimentos
como a Frente Negra Brasileira, podem estimular o interesse dos alunos e ampliar sua compreensão
sobre a história e a cultura afro-brasileira. Mostrando como se faz necessário o uso de temas que
permitam o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos, e de uma percepção mais ampla do
negro na sociedade a partir de uma aula-oficina.
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Copyright (c) 2025 Metusalém Engracio dos Santos, Noemia Dayana de Oliveira

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