Oficinas no Ensino de História: Propostas Metodológicas com o uso do jornal A Voz da Raça em sala de aula

Autores

  • Metusalém Engracio dos Santos UEPB
  • Noemia Dayana de Oliveira

Resumo

Este artigo aborda a importância e as possibilidades de trabalhar temas relacionados à
cultura afro-brasileira especialmente na disciplina de História. Destacando a necessidade de superar
lacunas históricas e promover uma educação mais inclusiva e consciente, que reconheça e valorize a
diversidade cultural do Brasil. Através da análise de uma experiência prática realizada na ECIT
Prefeito Williams de Souza Arruda localizada em Campina Grande, Paraíba. O estudo demonstra
como o uso de fontes históricas, como o jornal A Voz da Raça, e a discussão sobre movimentos
como a Frente Negra Brasileira, podem estimular o interesse dos alunos e ampliar sua compreensão
sobre a história e a cultura afro-brasileira. Mostrando como se faz necessário o uso de temas que
permitam o desenvolvimento da capacidade crítica dos alunos, e de uma percepção mais ampla do
negro na sociedade a partir de uma aula-oficina.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

ENGRACIO DOS SANTOS, Metusalém; DAYANA DE OLIVEIRA, Noemia. Oficinas no Ensino de História: Propostas Metodológicas com o uso do jornal A Voz da Raça em sala de aula. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 195–206, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/51846. Acesso em: 12 jun. 2025.