O Empório de Náucratis
historiografia entre o século XVIII e XXI
Resumo
O empório de Náucratis foi estabelecido no Delta do Nilo entre o fim do século VII e início do século VI AEC, e ao longo de sua existência foi um dos principais portos comerciais do Egito. Este assentamento greco-egípcio foi um local de intensas trocas comerciais, culturais e religiosas entre os povos do Mediterrâneo. Dada tal especificidade, Náucratis se tornou um importante objeto de estudos para se compreender as interações entre gregos e egípcios na Antiguidade. Este artigo apresenta, concisamente, uma revisão bibliográfica das principais obras que, entre o século XVIII e XXI, se propuseram a estudar Náucratis. O objetivo primário deste estudo é pôr em perspectiva a produção de conhecimento sobre o empório e, a partir disso, analisar algumas das mudanças mais relevantes no discurso sobre Náucratis.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Leonardo Wesley do Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).