Ceb´S: um novo sujeito na vida da igreja

Autores

  • Paulo Célio Soares Mestre em História Social - USS

Resumo

As Cebs (Comunidades Eclesiais de Base) representam um importante momento na vida da Igreja. Essas comunidades organizadas a partir dos anos sessenta, expressam uma “nova maneira de ser Igreja”, representando na prática uma tentativa de descentralização e democracia na arcaica estrutura dessa Instituição. A partir de sua organização em pequenos grupos comunitários, as Cebs articularam com eficiência a relação Fé e Política, constituindo-se num importante movimento organizativo e reivindicatório das classes populares, com papel destacado nas lutas pela redemocratização da sociedade brasileira, no contexto da Ditadura Militar. Palavras chaves: Igreja Católica, Cebs, movimento popular.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulo Célio Soares, Mestre em História Social - USS
    Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista pela CAPES. Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/FFP). Possui Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em História pela Universidade Federal de Viçosa (2011). Atualmente é membro do Conselho Editorial da Revista Temporalidades, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em História da UFMG. Por fim, atua como pesquisador nas seguintes áreas temáticas: Tribunal do Santo Ofício português na Época Moderna; Práticas mágico-religiosas no mundo português da Época Moderna; Gênero e religiosidade; História e Patrimônio.

Downloads

Publicado

30-07-2010

Como Citar

SOARES, Paulo Célio. Ceb´S: um novo sujeito na vida da igreja. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 73–78, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5391. Acesso em: 9 jan. 2026.