“Formar, Cultivar e Disciplinar”: a Ospb e os interesses político-econômicos da ditadura empresarial militar brasileira no Ensino Médio nas décadas de 1960 e 1970

Autores

Resumo

Este artigo caracteriza o modelo educacional tecnicista brasileiro durante a Ditadura civil-empresarial-militar, com foco nas décadas de 1960 e 1970. Analisa os impactos sociais, políticos e econômicos das reformas educacionais, destacando a disciplina de Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Discute o conceito de “ditadura empresarial-militar” e seus usos pela historiografia, a partir das investigações de René Dreifuss, descrevendo o Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES) e seu papel no Golpe de 1964. Baseado em Dermeval Saviani, aborda os projetos educacionais em disputa no período – escolanovismo e tecnicismo – e como o tecnicismo se legitimou durante o regime militar. Esse modelo educacional atendia aos interesses político-econômicos da elite empresarial-militar, sem contribuir para a formação crítico-reflexiva da população, especialmente da classe trabalhadora. A análise inclui legislação educacional pós-1964 e o livro didático de Victor Mussumeci (1975). A Ditadura contou com o apoio das forças armadas e empresários, sendo o IPES fundamental no “golpe”, influenciando a política, mídia e educação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joao Pedro Lopes de Lima, UVA

    Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), estudante dos cursos de especialização em História do Brasil pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UEVA) e Gestão e Planejamento da Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA - Campus Tocantins/Cametá) e também do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Possui experiência profissional e acadêmica no ensino de História na educação básica e atualmente é professor de História concursado da Prefeitura Municipal de Altamira - PA, lotado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Artur Teixeira. Tem interesse pelas áreas de História do Brasil (Colônia, Império e República), História da Educação, Ensino de História, Gestão e Planejamento da Educação bem como a estruturação dos currículos escolares.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

LOPES DE LIMA, JOÃO PEDRO; SILVA PINHEIRO, Adson Rodrigo. “Formar, Cultivar e Disciplinar”: a Ospb e os interesses político-econômicos da ditadura empresarial militar brasileira no Ensino Médio nas décadas de 1960 e 1970. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 37–61, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/53913. Acesso em: 12 jun. 2025.