O Mito do Progresso: o (des)balanço de ciências puras e aplicadas durante o regime militar

Autores

  • Iandry Ferreira UFMG
  • Victor Hugo Silva de Paiva Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

Durante a Ditadura Militar no Brasil (1964-1985), o regime prometeu modernização e progresso tecnológico, mas na prática, revelou-se uma contradição entre as promessas e a realidade. Apesar do discurso oficial sobre avanço científico, a prioridade foi dada à ciência aplicada para o desenvolvimento comercial e industrial, enquanto a ciência feita nas universidades recebeu um ambiente repressivo. Devido à interdependência entre esses dois modos de ciência, a opressão no meio acadêmico dificulta as pesquisas, gerando um sistema condenado a ter problemas com o passar do tempo. Assim, este artigo investiga como a repressão acadêmica e o foco em ciência aplicada à indústria e comércio comprometeu a inovação e o avanço do conhecimento científico no Brasil. Para essa análise, foram realizadas abordagens metodológicas de cunho qualitativo e quantitativo, sendo usados documentos oficiais, decretos, mensagens presidenciais e a revista Ciência Hoje como fonte histórica. Por fim, essa pesquisa revelou como o autoritarismo dos golpistas militares nas universidades afetou o desenvolvimento de ciência pura no Brasil de maneira apropriada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iandry Ferreira, UFMG

    Atualmente é estudante em formação de História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No momento presente, é bolsista do projeto "História da Genética Humana e Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia: popularização do DNA na revista Ciência Hoje (1980-2000)", sob orientação da professora Ana Carolina Vimieiro Gomes. Tem experiência na área de História, com ênfase em Paleografia, atuando principalmente nas temáticas de museus e reconstrução de narrativas do século XVIII.

  • Victor Hugo Silva de Paiva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (2022). Atualmente é bolsista de mestrado da Universidade Federal de Minas Gerais na área de Física Aplicada. Tem experiência na área de espectroscopia e aprendizado de máquina para processamento de dados de elipsometria.

Downloads

Publicado

10-04-2025

Como Citar

FERREIRA, Iandry; SILVA DE PAIVA, Victor Hugo. O Mito do Progresso: o (des)balanço de ciências puras e aplicadas durante o regime militar. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 15–36, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/53917. Acesso em: 7 nov. 2025.