A Primavera de Sangue nas páginas da imprensa:mobilização popular e cidadania na Primeira República (Rio de Janeiro, 1909-1911)

popular mobilization and citizenship in the First Republic (Rio de Janeiro, 1909-1911)

Autores

  • Nycole Botelho dos Santos Universidade Federal de São Paulo - EFLCH

Resumo

No ano em que se completava duas décadas da Proclamação da República - e 21 anos da abolição da escravidão - a Capital Federal foi palco de cenas sangrentas: em meio a uma manifestação, dois estudantes de medicina foram assassinados pela polícia militar à paisana. O caso ficou conhecido na imprensa como Primavera de Sangue e causou grande mobilização na população. Com o intuito de entender as dimensões e possíveis significados deste caso e seus desdobramentos, este artigo analisa as informações sobre o caso publicadas pelos quatro principais jornais do Rio de Janeiro: o Jornal do Brasil, o Correio da Manhã, a Gazeta de Notícias e O Paíz. A partir disso, busca-se discutir a participação popular e um possível exercício da cidadania, bem como a atuação da imprensa neste caso.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

19-06-2025

Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/ojs/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68

Como Citar

BOTELHO DOS SANTOS, Nycole. A Primavera de Sangue nas páginas da imprensa:mobilização popular e cidadania na Primeira República (Rio de Janeiro, 1909-1911): popular mobilization and citizenship in the First Republic (Rio de Janeiro, 1909-1911). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–28, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/54028. Acesso em: 15 jul. 2025.