Boom e pós-boom latino-americano: uma análise das estruturas de sentimento a partir de A Casa dos Espíritos de Isabel Allende
Resumo
Este artigo pretende analisar as relações entre a estrutura de sentimentos de um determinado contexto e a formação de uma nova literatura latino-americana, em que os escritores (as) buscavam uma maior autonomia e uma identidade latino-americana. Assim, torna-se necessário dialogar com os estudos de Raymond Williams sobre sua concepção sobre literatura, cultura e estrutura de sentimentos. Ademais, analisamos também as representações do campo e da cidade na obra A Casa dos Espíritos de Isabel Allende. Dialogamos com Williams (1979; 2011; 2015); Chiampi (1980); Cevasco (2001; 2003); Pizarro (2004) e outros. Concluímos que os estudos de Raymond Williams são de fundamental importância para entendermos as concepções literárias emergentes na América Latina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 MARIA DARIANA DE LIMA BESSA, Rosangel de Freitas Machado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







