O cinema como testemunha da história: Cabra Marcado para Morrer (1984) e a preservação da memória do Brasil G

Autores

  • Gustavo Coura Guimarães Doutorando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Sorbonne Nouvelle Ŕ Paris 3

Palavras-chave:

Representação social, Memória, Transformação

Resumo

O presente artigo trata da representação da memória por meio do cinema. A fim de ilustrar a tradução dessa matéria abstrata em forma de discurso, mostraremos brevemente o processo de recriação dos personagens no documentário Cabra Marcado para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho. O referencial teórico utilizado como base para este trabalho são os conceitos de “identidade”, de Pierre Bourdieu, e de “memória”, de Paul Ricœur. A partir daí, faremos uma demonstração de como o cineasta manipula as lembranças do passado dos atores sociais e as transforma em vídeo, tendo como método de filmagem uma estratégia relativamente simples, porém altamente reveladora

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Publicado

2012-12-31