A Guarda Nacional e o processo de construção do Estado nacional brasileiro: estudo de caso sobre os alistamentos na província da Paraíba (1831-1850)

Autores

  • Lidiana Justo da Costa Mestranda em História - UFPB

Palavras-chave:

Guarda Nacional, Alistamentos, Milícia

Resumo

O presente artigo tem por objetivo entender, na perspectiva de construção do Estado brasileiro, os processos de alistamentos dos guardas nacionais na província da Paraíba no período de 1831-1850. Faremos isto a partir das listas de qualificações expedidas pelos juízes de paz e das correspondências e ofícios trocados entre os presidentes de província e os comandantes dos batalhões. Nesse sentido, na identificação de parte dos indivíduos que foram alistados para Guarda Nacional, foi possível observar que apenas nas listas de qualificações para o serviço ativo e para a reserva, realizada no distrito de N. S. das Dores de Alagoa em 1833, houve a preocupação por parte dos responsáveis em registrar os nomes dos guardas, suas qualidades, idade e moradia. Sendo assim, propomos uma análise dos processos de alistamentos na província da Paraíba.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

31-12-2012

Como Citar

COSTA, Lidiana Justo da. A Guarda Nacional e o processo de construção do Estado nacional brasileiro: estudo de caso sobre os alistamentos na província da Paraíba (1831-1850). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 4, n. 2, p. 220–237, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5459. Acesso em: 7 dez. 2025.