A Guarda Nacional e o processo de construção do Estado nacional brasileiro: estudo de caso sobre os alistamentos na província da Paraíba (1831-1850)
Palavras-chave:
Guarda Nacional, Alistamentos, MilíciaResumo
O presente artigo tem por objetivo entender, na perspectiva de construção do Estado brasileiro, os processos de alistamentos dos guardas nacionais na província da Paraíba no período de 1831-1850. Faremos isto a partir das listas de qualificações expedidas pelos juízes de paz e das correspondências e ofícios trocados entre os presidentes de província e os comandantes dos batalhões. Nesse sentido, na identificação de parte dos indivíduos que foram alistados para Guarda Nacional, foi possível observar que apenas nas listas de qualificações para o serviço ativo e para a reserva, realizada no distrito de N. S. das Dores de Alagoa em 1833, houve a preocupação por parte dos responsáveis em registrar os nomes dos guardas, suas qualidades, idade e moradia. Sendo assim, propomos uma análise dos processos de alistamentos na província da Paraíba.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).