Um jurista em tempos de guerras: a atuação intelectual de Haroldo Valladão nos anos 1930 e 1940, entre o “Velho” e o “Novo Mundo”
Palavras-chave:
Juristas, América Latina, Haroldo ValladãoResumo
Este trabalho se propõe a discutir alguns aspectos concernentes à atuação intelectual dos juristas no Brasil dos anos 1930 e 1940, em especial sua abertura ao diálogo com os países da Hispano-América. Para tanto, tomamos como ponto de partida a obra O ensino e o estudo do Direito especialmente do Direito Internacional Privado no Velho e no Novo Mundo, de Haroldo Valladão, publicada originalmente de maneira seriada no Jornal do Comércio entre dezembro de 1937 e junho de 1940. Tecemos algumas considerações sobre o papel intelectual e político desempenhado pelos juristas na América Latina. Em seguida, discutimos aspectos da trajetória intelectual de Valladão, para, ao fim, analisar as representações que ele constrói acerca de nossos vizinhos hispanófonos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).