Imprensa, crônicas e reclames: Lima Barreto e Olavo Bilac sobre o império dos anúncios

Autores

  • Radamés Vieira Nunes Professor do curso de história da UFT/Campus Porto Nacional Doutorando em História Social da UFU

Palavras-chave:

Reclame, Crônica, Cidade

Resumo

No início do século XX, Lima Barreto e Olavo Bilac, em suas crônicas, perceberam o processo de expansão e transformação da imprensa, um dos aspectos em si das modificações da cidade carioca. As crônicas pesquisadas nos jornais e revistas nos apontaram para a atuação da imprensa como agente modernizador, que incorporou as novas tecnologias e buscou ditar novos valores, hábitos e comportamentos na direção de uma mentalidade dita moderna. Nesse sentido, refletimos sobre a postura que Lima Barreto e Olavo Bilac assumiram no interior desse modelo jornalístico, cada vez mais predominante, e o espaço que suas crônicas ocuparam nele, exprimindo suas concepções acerca do universo em questão. Para isso investigamos a produção dos cronistas no seu espaço de origem, os periódicos, percebendo sua relação e concorrência com os reclames.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-31