A Organização do Trabalho Médico em Minas Gerais: a Sindicalização como Alternativa
Palavras-chave:
Medicina, Profissionalização, SindicalizaçãoResumo
O objetivo desse artigo é apresentar questões referentes ao processo de profissionalização da categoria médica em Minas Gerais, em curso nos anos de 1930. A intenção é entender como naquele contexto específico, a sindicalização se configurou como uma alternativa importante para delimitar o campo de atuação dos profissionais da medicina, bem como para legitimá-los como os únicos capazes de exercer a profissão, posto que habilitados pela ciência.
ABSTRACT: The aim of this paper is to present questions concerning the process of medicine professionalization in Minas Gerais, taking place in the 1930s. The intention is to understand how that particular context, the union took shape as a valuable alternative to define the field for the medical profession, and to legitimize them as the only able to practice the profession.
KEYWORDS: Medicine, Professionalization, Unionization.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).