Juízes de paz no Império do Brasil: análise da experiência da magistratura leiga e eletiva na Província da Paraíba (1824-1840)

Autores/as

  • Jerlyane Dayse Monteiro dos Santos Mestranda em História - UFPB

Palabras clave:

Juiz de Paz, Período Regencial, Paraíba Imperial.

Resumen

Este texto aborda a instituição do Juizado de Paz no Brasil Imperial, entre 1820 e 1830. O Juiz de Paz foi uma tentativa do Parlamento brasileiro em regular a influência do poder central sobre as elites locais. Assim, o liberalismo retirou do Estado, o controle das forças municipais e entregou aos cidadãos ativos através de eleições diretas. Cientes da importância do juizado de paz para a política nacional, o presente texto tem por objetivo analisar as tensões que envolveram juízes de paz na província da Paraíba durante primeiro reinado e o período regencial. Essa instituição mudou o cenário político administrativo provincial e foi utilizado como peça estratégica pela elite regional. Este artigo é parte integrante da pesquisa de mestrado desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em História/UFPB.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2014-04-30

Cómo citar

SANTOS, Jerlyane Dayse Monteiro dos. Juízes de paz no Império do Brasil: análise da experiência da magistratura leiga e eletiva na Província da Paraíba (1824-1840). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 57–66, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5509. Acesso em: 14 dec. 2025.