O lugar dos semanários Acción e Marcha na difusão do latino-americanismo no Uruguai (1932-1945)
Palavras-chave:
Uruguai, latino-americanismo, pan-americanismoResumo
O presente artigo tem por objetivo fazer uma breve reflexão a respeito do papel desempenhado pelos semanários Acción e Marcha na articulação do debate sobre a difusão do ideário latino-americanista em contraposição ao pan-americanismo, visto como imperialista, ao pensar o Uruguai numa perspectiva continental. Assim, ao abordar os movimentos de integração entre os países americanos, tais periódicos buscaram propor saídas para suas inquietações acerca do futuro do Uruguai, que aparecem em seus textos como o tema da viabilidade de um país com território relativamente pequeno e modesto em recursos humanos e naturais, quando comparado com os vizinhos mais próximos.
ABSTRACT: This article aims to give a brief reflection on the role played by Acción and Marcha weeklies in joint debate on the diffusion of Latin Americanist ideology as opposed to Pan Americanism, seen as imperialist, thinking Uruguay continental perspective. Thus, in addressing the integration movements among the American countries such periodicals propose sought outlets for their concerns about the future of Uruguay, which appear in his writings as the theme of the viability of a country with a relatively small territory and modest human resources and natural, when compared with the nearest neighbors.
KEYWORDS: Uruguay, Latin Americanism, Pan Americanism
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).