Diplomacia e atuação intelectual: Alfonso Reyes e a embaixada mexicana no Brasil (1930-1936)
Palavras-chave:
Diplomacia, Sociabilidade intelectual, Latino-americanismoResumo
O artigo analisa aspectos da atuação intelectual de Alfonso Reyes durante o período em que esteve à frente da embaixada mexicana no Rio de Janeiro, nos anos 30. Enfoca as estratégias de sociabilidade empreendidas pelo intelectual-diplomata tendo em vista a promoção de seu ideal americanista no Brasil e discute os aspectos de aproximação, mas também de tensão, que seu latino-americanismo comportava em relação às diretrizes oficiais mexicanas.
ABSTRACT: This article examines aspects of the intellectual action of Alfonso Reyes during the period in which he was ahead of the Mexican Embassy in Rio de Janeiro, in the 30s. It focuses on sociability strategies undertaken by the intellectual-diplomat for the promotion of his Americanist perspective in Brazil and it also discusses aspects of approximation as well as divergence that his
Latin Americanism had regarding the Mexican official guidelines.
KEYWORDS: Diplomacy, Intellectual sociability, Latin Americanism.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).