As representações dos cangaceiros Antônio Silvino e Lampião em versos da Literatura de Cordel
Palavras-chave:
Literatura de Cordel, Representação, CangaçoResumo
Este artigo tem o objetivo de analisar as representações de Antônio Silvino e Lampião em folhetos da Literatura de Cordel. Ao longo do texto são abordadas as características e as contradições presentes nos versos que narram aatuação destes líderes do cangaço. O texto está inserido na perspectiva de que os cordéis se caracterizam como um importante objeto de análise historiográfica, pois seus exemplares se constituem em uma das principais fontes para se compreender as representações destes cangaceiros que circulavam, e ainda se mantêm, junto à sociedade.
ABSTRACT: This article aims to analyze the representations of Antônio Silvino and Lampião through the brochures of the Cordel Literature. Throughout the text are presented the characteristics and contradictions in the verses that describe the activities of these two leaders of cangaço. The text is placed on the view that the cordel is as an important object of historiographical analysis, because their copies constitute a major source for understanding the representations of these cangaceiros who circulated, and still remains, among the society.
KEYWORDS: Cordel Literature, Representation, Cangaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).