Trajetórias em cacos: fragmentos para uma história da luta pela terra no Brasil nos anos 1964-1985
Palavras-chave:
Mortos e Desaparecidos no campo, História da Luta pela Terra, História da Ditadura civil-Militar BrasileiraResumo
O artigo versa sobre a história dos conflitos nas áreas rurais brasileiras durante o período da ditadura civil-militar brasileira. Trata-se de, a partir de fragmentos biográficos, traçar um panorama nacional acerca da consolidação de um estado de violência, opressão e crime que viceja no contexto agrícola brasileiro. Es quecida pela historiografia tradicional sobre tema, notadamente marcada por uma reflexão urbana, a história da luta pela terra, assim como a de seus mortos de desaparecidos, durante os anos de 1964-1985 revela o quanto, sob o governo dos militares, os direitos humanos, civis e políticos do campesinato nacional foram violentados. Dos seringueiros do Amazonas aos sem-terra do Rio Grande do Sul, o rastro de torturas e assassinatos cometidos, seja por agentes públicos, seja por agentes privados que contavam com a impunidade, é terrificante. Este texto é fruto da pesquisa que contribuiu para a confecção do vídeo “Repressão e Violência no campo” em exposição no “Caminhão Museu Sentimentos da Terra”.
ABSTRACT: This article is about the history of violence and torture in Brazilian’s rural areas during the dictatorship (1964-1985). With fragmental biographies of workers peasants, it aims to tell this history in a national context, showing how these experiences reveals the violence that sustained the agro-business’s development in the last decades. The civil-military dictatorship was connived with all the atrocities that characterized the life in the plantations and the small farms. This article is one product of a research that we made to the video’s consecution “Repressão e Violência no Campo” that is in exposition in the “Caminhão Museu Sentimentos da Terra”.
KEYWORDS: Cases of dead and missing people in the Brazilian countryside. History of Struggle for Land, History of Civil-Military Dictatorship Brazilian.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).