Entre o macro e o micro: relato de uma investigação histórica com uso de banco de dados
Palavras-chave:
Macro-História, Micro-História, crianças expostasResumo
O presente trabalho pretende compartilhar as experiências de pesquisa a partir de um exercício quantitativo com banco de dados e as possíveis escolhas teórico-metodológicas tomadas, a fim de uma melhor compreensão do objeto de pesquisa. A pesquisa apresentada refere-se às ―crianças expostas na freguesia Madre de Deus de Porto Alegre. Pretende-se, assim, mostrar como um corpus documental seriado como os registros paroquiais (batismo, casamento e óbito), rganizados e sistematizados em um banco dados, puderam revelar casos isolados. As trajetórias individuais reconstituídas se deram a partir da mudança de escala da análise e cruzamento com outras fontes de cunho eclesiástico e jurídico. Dessa forma, a proposta é apresentar uma análise cruzada a partir do jogo de escalas, partindo de uma visão macro para uma visão micro do objeto de estudo.
ABSTRACT: The present work aims to share research experiences from a quantitative exercise with the database and the possible theoretical and methodological choices made in order to a better understanding of the research object. The research presented refers exposed children in the village Madre de Deus in Porto Alegre. The aim is to show as a documentary corpus show how organized parish records (baptism, marriage and death) and systematized in a data bank, might reveal isolated cases. Individual trajectories reconstructed, made themselves from the scaling analysis and crossed with other sources of ecclesiastical and legal nature. Thus, the proposal is to present a cross-sectional analysis from the game scales, from a macro view to micro view of the object of study.
KEY-WORDS: Macro-History, Micro-History, children exposed.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).