A ditadura das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no Brasil, e suas influências na educação brasileira
Palavras-chave:
História, Tecnologia, EducaçãoResumo
Tenciona-se neste artigo perceber o olhar do Brasil, enquanto nação, sobre as pesquisas que envolviam tanto o computador, como a internet a partir da segunda metade do século XX. Destarte, buscou-se contextualizar o momento brasileiro em que essas pesquisas ocorriam para tentar responder: Qual era a posição do país frente às tecnologias estrangeiras, em um período em que o Brasil passava por uma ditadura militar? Por que após o fim da Ditadura Militar no Brasil, o país se abriu para as tecnologias externas? Como teria ocorrido a abertura do mercado nacional depois das primeiras eleições diretas para presidente no país? De que forma a importação de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) para o Brasil, influenciou a vida dos brasileiros e qual seu impacto na educação do país?
ABSTRACT: It is intended in this paper to realize the look of Brazil as a nation, on research involving both the computer and the internet from the second half of the twentieth century. To do so, we attempted to contextualize the Brazilian time these searches occurred to try and answer: What was the position of the country against foreign technologies, in a period when Brazil was experiencing a military dictatorship? Why after the end of military dictatorship in Brazil, the country opened up to foreign technology? How have occurred opening the domestic market after the first direct elections for president in the country? How the import of digital information and communication technologies (TDIC) to Brazil, has influenced the lives of Brazilians and what their impact on education in the country?
KEYWORDS: History, Technology, Education.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).