Miauvalismos: entre papas, peste e gatástrofe
Resumo
Durante a média Idade das Trevas, o Papa Gregório IX declarou hereges os gatos através da bula Vox in Rama, isto, somado ao já natural preconceito do homem medieval, resultou na perseguição e dizimação de milhões de felinos pela Inquisição. Mas o carma estava por vir e assim que os últimos gatos foram mortos na Europa, a população de ratos aumentou, causando a Peste Negra. Tudo o que está escrito acima é falso. Uma coleção de teorias da conspiração, rumores de internet e bad history, que quando confrontada com uma análise historiográfica cuidadosa não se sustenta. Porém, por mais ridículo que isso possa parecer, essa é uma das histórias mais famosas e difundidas sobre o medievo, presente em blogs, revistas, vídeos no youtube, etc. Neste artigo pretendemos primeiro esmiuçar algumas das versões dessa história que são populares no Brasil, tentando distinguir fato de delírio, e também verificar suas afirmações por meio de fontes medievais primárias e secundárias. E segundo, tentar entender os elementos que permitem o estabelecimento e a propagação dessa narrativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luiz Felipe Anchieta Guerra

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







