Entre palcos e picadeiros:a dinâmica circense em Ilhéus no início do século XX
Between stages and arenas: the dynamics of the circus in Ilhéus at the beginning of the 20th century
Resumo
O texto propõe-se a analisar a pluralidade de atividades divertidas, culturais, artísticas e de entretenimento em Ilhéus, Bahia, durante a década de 1920, com foco específico na presença de companhias circenses, empregando como fonte principal o periódico Correio de Ilhéus. A pesquisa evidenciou a presença de circos itinerantes na cidade, além de revelar as atrações circenses tradicionais, como equilibrismo, acrobacia e malabarismo, os circos que se apresentaram na cidade incluíam práticas corporais e exibições teatrais. Fo possível identificar que as apresentações circenses em Ilhéus contribuíam para causas beneficentes e para a sociabilidade da comunidade. Adicionalmente, identificou-se a influência do movimento higienista, que promovia a integração entre ginástica e saúde nos espetáculos circenses.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Dantas da Silva , Fábio Santana Nunes, Rosana Daniele Xavier, Marcial Cotes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







