Abram as cortinas: a mulher representada no teatro da Fortaleza da virada do século XIX para o XX

Autores

  • Camila Imaculada Silveira Lima Mestre em História - Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Mulher, Teatro, Moral.

Resumo

O presente artigo tem o intuito de refletir acerca do papel social da mulher a partir do teatro na Fortaleza da virada do século XIX para o XX. Nesse período, o teatro estava conhecendo o seu esplendor na capital cearense com a construção do teatro oficial, o desenvolvimento da produção dramatúrgica, a criação das companhias dramáticas cearenses e com o aumento da presença das casas de espetáculos particulares, dos circos e das encenações das companhias dramáticas renomadas na capital federal, o Rio de Janeiro. Era nesse panorama que as comédias de costumes foram ganhando o gosto do público, pois representavam cenas do cotidiano com humor. Destarte, destacamos duas peças que foram encenadas nos palcos fortalezenses no período em tela: O Dote de Arthur Azevedo e As doutoras de França Junior. Ambas trazem a temática do casamento e o papel social da mulher com seu discurso dominante e defensor da moral cristã.

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Publicado

30-05-2015

Como Citar

LIMA, Camila Imaculada Silveira. Abram as cortinas: a mulher representada no teatro da Fortaleza da virada do século XIX para o XX. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 238–259, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5581. Acesso em: 13 dez. 2025.