A cidade no museu: práticas culturais no Instituto do Museu Jaguaribano
Palavras-chave:
Cidade, Museu, Práticas culturaisResumo
A proposta inicial deste artigo é de desenvolver uma releitura sobre o patrimônio histórico local, a partir do conjunto arquitetônico da cidade de Aracati e levantar questões sobre as representações das práticas culturais dos museus de cidade no interior do estado e fora dos grandes centros urbanos. O objeto da pesquisa é o Instituto do Museu Jaguaribano, museu de e da cidade de Aracati, do qual indago como esta instituição de preservação da memória local se apropriou da história de sua cidade. A metodologia desenvolvida foi a análise do discurso da historiografia local e o pressuposto teórico aqui discutido tem como foco os estudos orientados para a representação da memória e do patrimônio na narrativa do discurso.
ABSTRACT: The initial purpose of this article is to develop a new reading on the local heritage, from the architectural ensemble of the city of Aracaty and raise questions about the representations of cultural practices of museums in the city within the state and outside major urban centers. The object of the research is the Institute of Museum Jaguaribano, museum and city Aracaty, which inquire how this institution for the preservation of local memory appropriated the history of your city. The methodology was discourse analysis of local historiography and the theoretical assumption discussed here focuses on the oriented representation of memory and heritage in narrative discourse studies.
KEYWORDS: City, Museum, Cultural Practices.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).