As cartas do Padre Baltasar Barreira: fontes para o estudo da religião na Costa da Guiné (Século XVII)
Palavras-chave:
Missionarismo, religião, GuinéResumo
Este artigo analisa o percurso geográfico, a vida e as cartas que o Padre Baltasar Barreira escreveu quando foi enviado como superior da primeira missão jesuíta para a região da Guiné, no século XVII. O objetivo deste texto não é realizar uma abordagem idealizada deste missionário jesuíta, pretende-se demonstrar como suas cartas podem ser utilizadas como fonte histórica para o estudo da religião na Costa da Guiné. Os esforços deste artigo vão no sentido de demonstrar como fontes europeias podem e devem ser utilizadas na construção da História da África.
ABSTRACT: This paper analyzes the geographical backgrounds, life and letters that Father Baltasar Barreira wrote when he was sent as superior of the first Jesuit mission to the region of Guinea, in the seventeenth century. The aim of this paper is not to perform an idealized this Jesuit missionary approach seeks to demonstrate how your cards can be used as a historical study of religion to the Guinea Coast source.
KEYWORD: Missionarismo, religion, Guinea.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).