A questão da identidade da “mulher” e a necessidade de um “feminismo negro”
Palavras-chave:
Feminismo, racismo, identidadeResumo
O artigo aborda a problemática entre igualdade e diferença, enfocando a necessidade de se abalar posições binárias para o masculino e o feminino e de se rediscutir a política feminista no cenário das identidades em constante deslize. Enfatiza a importância de se pensar de maneira articulada a intersecção das variáveis de gênero e raça para atender demandas específicas e potencializar a construção de uma sociedade multirracial e pluricultural.
ABSTRACT: The article discusses the problems between equality and difference, focusing on the need to shake binary positions for male and female and to revisit feminist politics in the scenario of identities in constant slip. It emphasizes the importance of taking a comprehensive approach to the intersection of gender and race variables to meet specific demands and enhance the construction of a multiracial and multicultural society.
KEYWORDS: Feminism, racism, identity.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).