Cartas ao órgão de censura, na década de 1970: uma análise a partir das categorias de recepção e gênero

Autores

  • Thiago Sales da Silva

Palavras-chave:

Censura, Recepção, Gênero

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar o período da Ditadura Militar pós-64 no Brasil, lançando um olhar sobre o advento da televisão como veículo de comunicação de massa e sua relação com um público que se constituía como telespectador naquele momento. Analisando um conjunto de cartas encaminhadas ao órgão de censura, a Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP), que integrava o aparato repressor do regime, buscamos compreender o processo de recepção à televisão e, mais particularmente, às telenovelas por
parte dos missivistas, em articulação com a categoria de gênero. Tais correspondências, todas elas datadas dos anos de 1970, enviadas por pais e mães de família, entidades cívicas e grupos religiosos, evidenciam uma forte preocupação dos missivistas com relação às questões relativas à moral e aos “bons costumes” nos conteúdos abordados pelas telenovelas exibidas na época. Debruçamos-nos sobre o modo como as noções de feminino e masculino se
tornaram objeto de preocupação, por parte da audiência, tendo em vista modelos de comportamento e conduta apresentados nas narrativas televisivas.

ABSTRACT: This article aims to analyze the period of the military dictatorship in Brazil post-64, casting a glance at the advent of television as a mass communication medium and its relationship to an audience that was constituted as viewer at that time. Analyzing a set of letters sent to the censorship agency, the Divisão de Censura e Diversões Públicas (DCDP), which incorporated the repressive apparatus of the regime, we seek to understand the process of receiving television and, more particularly, to soap operas by the letter writers, in conjunction with the category of gender. Such matches, all dating from the 1970s, sent by fathers and mothers, civic organizations and religious groups, show a strong concern of the writers on the issues relating to morality and "good manners" in the content covered by the displayed soap operas in season. Worked through us on the way of feminine and masculine notions have become the object of concern on the part of the audience, with a view models of behavior and conduct presented in television narratives.

KEYWORDS: Censorship, Reception, Gender.

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Publicado

2015-09-30