História da formação de professores no Brasil colônia e império: um resgate histórico
Palavras-chave:
Formação de Professores, Brasil Colônia, Brasil ImpérioResumo
O artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica que visa um resgate histórico acerca da formação de professores, especificamente no período colonial e imperial do Brasil. Tem como marco temporal a chegada dos jesuítas em 1549 até a proclamação da República em 1889. O problema central que o presente trabalho visa responder é: como se consolidou a formação de professores no Brasil, nos períodos mencionados? Foi intenção resgatar o processo pelo qual se consolidou esta formação, ressaltando seus desafios, dificuldades e até mesmo desestruturação.
ABSTRACT: Article it is a literature that aims at a historical review about teacher training, specifically in the colonial and imperial period in Brazil. Its timeframe the arrival of the Jesuits in 1549 until the proclamation of the Republic in 1889. The main problem that this paper aims to answer is: how has established teacher education in Brazil, in the periods mentioned? It was intended to rescue the process by which consolidated this training, emphasizing its challenges, difficulties and even disintegration.
KEYWORDS: Teacher Education, Colonial Brazil, Imperial Brazil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).