Sobreviver e se organizar: a classe trabalhadora e os movimentos contra a carestia no Rio de Janeiro (1913-1917)
Palavras-chave:
Trabalhadores, Carestia, SindicalismoResumo
O artigo busca compreender o processo de organização da classe trabalhadora do Rio de Janeiro, considerando a relação existente entre os movimentos contra a carestia, promovidos em 1913 e 1917, e a propaganda e a formação de associações de tipo sindical, por meio do estudo de jornais operários e da grande imprensa do Distrito Federal.
ABSTRACT: The article seeks to understand the process of organizing the working class of Rio de Janeiro, considering the relationship between the movements against famine, promoted in 1913 and 1917, and the propaganda and training of union type associations through the newspapers of study workers and the mainstream media of the Federal District.
KEYWORDS: Workers, Famine, Syndicalism.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).