A trajetória dos estudos africanos no Brasil: 1930 a 1980
Palavras-chave:
Estudos africanos no Brasil, História, HistoriografiaResumo
Os estudos africanos nasceram a partir de diferentes contextos e compuseram distintas trajetórias ao redor do mundo. Tanto no Brasil quanto em outros lugares, sentiram transformações metodológicas ao longo do tempo, ocorridas no ambiente acadêmico e também na sociedade. Por isso, estudá-las permite ampliarmos a compreensão acerca dos estudos africanos como um processo. Neste artigo, evidenciamos os principais pensamentos e correntes historiográficas que permearam a área, estabelecendo paralelos, conexões e apontando as diferenças do que foi produzido no país e no exterior.
ABSTRACT: The African studies born from different contexts and had different paths around the world. Both in Brazil and in other places felt methodological changes over time, which occurred in academia as well as in society. Therefore, study it allows broaden our understanding of African studies as a process. In this article, we highlight the main thoughts and historiographical currents that permeated the area, establishing parallel connections and pointing out the differences of what was produced in the country and abroad.
KEYWORDS: African studies in Brazil, History, Historiography
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).