A representação indígena por E. Thiesson e Marc Ferrez: interpretação histórica da fotografia oitocentista

Indigenous representation by E. Thiesson and Marc Ferrez: historical interpretation of nineteenth-century photography

Autores

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão historiográfica sobre a representação indígena por meio da fotografia oitocentista brasileira, em diálogo com os campos da História Indígena, História Cultural e da educação. Por meio do letramento visual e da análise crítica das imagens, teve como objetivo compreender a fotografia como aspecto da cultura popular, uma vez que há produção de sentidos e,
quando instrumentalizadas, essas imagens subvertem o lugar do outro ao determinar projeções socioculturais e visuais. A partir dos registros de dois indígenas por E. Thiesson (Bororos) e Marc Ferrez (Botocudos), evidenciou-se como tais imagens operaram na criação de significados identitários, pela investigação dos aspectos de materialidade e da produção imagética desses fotógrafos. A pesquisa adota um referencial teórico-metodológico fotográfico, que resultou em fomentar o potencial da leitura fotográfica sistemática, um letramento visual. Através também da interpretação historicizada das fotografias indígenas, é possível educar o olhar sobre esses povos e suas experiências no passado, reafirmando a importância das fontes visuais nos estudos contemporâneos e históricos. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jonathas Trindade da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

    Historiador e mestrando no programa de Pós-Graduação em Educação FACED, na Universidade Federal de Uberlândia

Downloads

Publicado

21-06-2025

Como Citar

TRINDADE DA SILVA, Jonathas. A representação indígena por E. Thiesson e Marc Ferrez: interpretação histórica da fotografia oitocentista: Indigenous representation by E. Thiesson and Marc Ferrez: historical interpretation of nineteenth-century photography. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–22, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/57220. Acesso em: 14 dez. 2025.