A luta parlamentar do movimento Diretas Já: o vazio historiográfico sobre a atuação dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores.
Palavras-chave:
Partido dos Trabalhadores, Discurso parlamentar, Diretas Já.Resumo
Este texto tem como objetivo analisar a historiografia da campanha das Diretas Já pela perspectiva parlamentar, principalmente pela atuação dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores. As fontes utilizadas são os discursos encontrados no Diário do Congresso Nacional, Seção I, publicado entre os anos de 1983 e 1984 e disponíveis no site da Câmara dos Deputados. Ao total são dez (10) discursos dos deputados federais petistas Eduardo Suplicy e José Genoíno, que retratam a atuação parlamentar petista na campanha Diretas Já. O vazio da análise parlamentar como contribuição na luta pelas eleições diretas dimensiona a opção e a prioridade pela luta nas ruas construída pela historiografia. O objetivo do texto é compreender a luta e a função do parlamentar como ator político importante na vida partidária, especificamente o caso dos deputados federais petistas no movimento Diretas Já.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).