A luta parlamentar do movimento Diretas Já: o vazio historiográfico sobre a atuação dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores.

Autores

  • Glauber Eduardo Ribeiro Cruz Docente do Estado de Minas Gerais

Palavras-chave:

Partido dos Trabalhadores, Discurso parlamentar, Diretas Já.

Resumo

Este texto tem como objetivo analisar a historiografia da campanha das Diretas Já pela perspectiva parlamentar, principalmente pela atuação dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores. As fontes utilizadas são os discursos encontrados no Diário do Congresso Nacional, Seção I, publicado entre os anos de 1983 e 1984 e disponíveis no site da Câmara dos Deputados. Ao total são dez (10) discursos dos deputados federais petistas Eduardo Suplicy e José Genoíno, que retratam a atuação parlamentar petista na campanha Diretas Já. O vazio da análise parlamentar como contribuição na luta pelas eleições diretas dimensiona a opção e a prioridade pela luta nas ruas construída pela historiografia. O objetivo do texto é compreender a luta e a função do parlamentar como ator político importante na vida partidária, especificamente o caso dos deputados federais petistas no movimento Diretas Já.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Glauber Eduardo Ribeiro Cruz, Docente do Estado de Minas Gerais

    Mestre em História pela UFMG.

    Especialista em História & Culturas Políticas pela UFMG.

    Graduado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte UNI-BH.

    Docente do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

31-05-2017

Como Citar

CRUZ, Glauber Eduardo Ribeiro. A luta parlamentar do movimento Diretas Já: o vazio historiográfico sobre a atuação dos deputados federais do Partido dos Trabalhadores. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 232–247, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/5733. Acesso em: 4 jan. 2026.