Entre a cortesia e a coerção: a figura feminina em Guigemar de Marie de France (1160-1215)

Autores

  • Evellyn Ricardo da Silva Universidade Federal de Pernambuco

Resumo

Embora a mulher seja frequentemente reverenciada nas narrativas do amor cortês, sua atuação é, na realidade, subordinada e limitada a papéis secundários, moldada pelo desejo masculino. Além disso, nos enredos, o discurso amoroso, liderado pela paixão masculina, também surge como uma justificativa para a imposição de vontades que ignoram a autonomia e o consentimento das personagens femininas, abrindo espaço para violências e abusos. No entanto, é fundamental considerar a existência de obras que desafiam, ainda que sutilmente, os padrões convencionais do amor cortês, conferindo maior agência às figuras femininas. Em vista disso, neste trabalho, analisamos a representação da Dama no lay de Guigemar, narrativa de Marie de France (1160-1215), e as reações que a autora atribui à personagem, face aos assédios masculinos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evellyn Ricardo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

    Possui graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), na linha "Do Antigo ao Moderno: poderes, culturas e discursos", como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e também é membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME-UFPE). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos culturais; crítica literária; literatura francesa; ciclo arturiano.

Downloads

Publicado

14-09-2025

Como Citar

DA SILVA, Evellyn Ricardo. Entre a cortesia e a coerção: a figura feminina em Guigemar de Marie de France (1160-1215). Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–19, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/57594. Acesso em: 13 dez. 2025.