Cultura política comunista em Montes Claros - Reflexões e apontamentos
Palavras-chave:
Comunismo, Cultura política, Militância.Resumo
Este trabalho tem por objetivo delinear e compreender os aspectos constitutivos da cultura política comunista. Para tanto, foi analisada a militância, entre os anos de 1948 a 1970, de alguns comunistas de Montes Claros através da documentação do fundo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS-MG) contida no Arquivo Público Mineiro (APM). O suporte teórico será feito através do diálogo com as obras: “Desafios e possibilidades na apropriação de culturas políticas pela historiografia” de Rodrigo Motta, “Culturas políticas e historiografia” de Serge Berstein além de “Os prisioneiros do mito” de Jorge Ferreira. Cultura política é uma ferramenta metodológica que tem oferecido explicações mais satisfatórias aos comportamentos políticos do que noções como o cálculo e a estratégia, a busca por segurança ou os mais diversos estruturalismos. Portanto, delinear e compreender a cultura política comunista faz-se necessário à medida que confere maior inteligibilidade ao comportamento político de importantes sujeitos históricos do passado.Downloads
Referências
FERREIRA, Jorge. Os prisioneiros do mito: Cultura e imaginário políticos dos comunistas no Brasil (1930-1956). Niterói: EduFF: Rio de Janeiro: MAUAD: 2002.
COELHO, Victor de Oliveira Pinto. O ardil anticomunista – estudo de caso (1948-1949). In: Revista História Social nº 12, 2006, (Dossiê Revoltas Populares).
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Ofício das sombras. Revista do Arquivo Público Mineiro – RAPM, Belo Horizonte, MG, Brasil, vol. XLII, nº 1, 2006, pp 52-67.
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Desafios e possibilidades na apropriação de culturas políticas pela historiografia. In: MOTTA, Rodrigo Patto Sá (org.). Culturas Políticas na História: Novos Estudos. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. 232 p. ; il. (pp. 13-37)
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. Comunismo e anticomunismo sob o olhar da polícia política. In: Locus, revista de História. v. 16, nº 1 (2010).
MOTTA, Rodrigo Patto Sá. O Perigo é Vermelho e vem de Fora: O Brasil e a URSS. Locus: Revista de História. Juiz de Fora, v. 13 n. 2. jul. – dez. 2007.
MOTTA. Rodrigo Patto Sá. A “Indústria” do Anticomunismo. Anos 90. Revista do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Porto Alegre. Nº 15. 2001/2002.
RÉMOND, René. Do Político. In: RÉMOND, René (org). Por uma história política. Tradução de Dora Rocha. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003. 472 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).