Uma análise histórica sobre a organização WikiLeaks em 2010
Palavras-chave:
Tempo Presente, Hipermodernidade, WikiLeaks.Resumo
Este artigo tem por objetivo analisar a organização de ativistas e hackers high-tech WikiLeaks, grupo de cunho político que atua na divulgação de informações confidenciais de Estados, corporações e instituições no decorrer do início do século XXI. A análise foi feita a partir de documentos divulgados pela organização em 2010 sobre os Estados Unidos da América, trazendo relatos militares confidenciais sobre as guerras no Afeganistão (2001) e Iraque (2003), de que ambas foram desastrosas para os países do Oriente Médio com seus “banhos de sangue”. Da mesma forma, a opinião dos diplomatas estadunidenses influenciou diretamente no movimento revolucionário Primavera Árabe (2011), por evocar memórias legadas ao esquecimento naquela região. A WikiLeaks evidencia que os documentos publicados são fontes preciosas de investigação, que nos possibilita ampliar a compreensão de como os grandes centros capitalistas, principalmente os Estados Unidos, em escala local e global, tentam gerenciar nosso planeta.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).