Lawrence da Arábia e a representação do nacionalismo árabe

Autores

  • Paula Carolina de Andrade Carvalho Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Palavras-chave:

Lawrence da Arábia, nacionalismo árabe, representação

Resumo

Este artigo propõe-se a fazer uma reflexão sobre a representação do nacionalismo árabe no filme Lawrence da Arábia (1962), dirigido por David Lean, tendo no horizonte o aspecto político da representação apontado por Edward Said em Cultura e Imperialismo (1993), e sua ligação com a expansão do imperialismo britânico e estadunidense. Baseado na obra do explorador e oficial britânico T. E. Lawrence, Seven Pillars of Wisdom (1922), o filme mostra as suas experiências na Revolta Árabe (1916-1918) contra os turcos em meio à Primeira Guerra Mundial (1914-1918), formando alianças com os beduínos da Península Arábica, sua participação nos ataques a Aqaba e Damasco e seu envolvimento no Conselho Nacional Árabe; ao mesmo tempo, apresenta as suas lutas emocionais internas em relação à sua própria identidade, dividida entre a sua Grã-Bretanha natal e os árabes do deserto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Carolina de Andrade Carvalho, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestranda em História do Programa de Pós-Graduação em História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH-UNIFESP)

Referências

CATON, Steven C. Lawrence of Arabia: A Film's Anthropology. Berkeley: University of California Press, 1999.
HOURANI, Albert. O pensamento árabe na era liberal - 1798-1939. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
IRWIN, Robert. Pelo Amor ao Saber: os orientalistas e seus inimigos. Trad. Waldéa Barcellos. Rio de Janeiro: Record, 2008.
LAWRENCE, T.E. Seven Pillars of Wisdom, 1922, Edição Kindle. Disponível em <https://ebooks.adelaide.edu.au/l/lawrence/te/seven>.
NASSER G. A. A Revolução no Mundo Árabe. Trad. Luiz Toledo Machado. São Paulo: EDARLI, Editora Arte Limitada, 1963.
NOBRE ALCORÃO. Trad. Dr. Helmi Nasr. Complexo do Rei Fahd para imprimir o Alcorão Nobre. Al Madinah al Munauarah K.S.A., 2005.
PALMER, Alan. Declínio e Queda do Império Otomano. Trad. Gleuber Vieira. São Paulo: Globo Livros, 2013
SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.
SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia de Bolso, 2013.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Unthinking Eurocentrism: Multiculturalism and the Media. Londres/Nova York: Routledge, 1994.
STONE, Norman. Turkey: a short history. London: Thames & Hudson, 2012, Edição Kindle.

Downloads

Publicado

2017-01-31