Juventude integralista à luz da imprensa partidária: considerações sobre a seção "Ergue-te mocidade!"

Integralist Youth in the Light of Party Press: Reflections on the 'Arise, Youth!' Section

Autores

  • Milene do Carmo Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

 O artigo pretende analisar as gramáticas e práticas da vida pública do Movimento Águia Branca na imprensa integralista do pós-guerra, especialmente na seção “Ergue-te mocidade!” do semanário de circulação nacional A Marcha. O Movimento Águia Branca institucionalizado sob a organização Confederação dos Centros Culturais da Juventude (CCCJ), foi um objeto de intervenção político-cultural do integralismo brasileiro no contexto democrático pós-estadonovista. O lançamento do empreendimento em 1952 representou uma estratégia de angariar a juventude na composição e renovação dos quadros políticos integralistas, pavimentando um projeto político na conjuntura democrática. Assim, através do principal jornal integralista do pós-guerra A Marcha, se propõe considerar os matizes das linguagens políticas e a concretude das experiências dos “águias brancas” nas agremiações diversas. Partindo da seção “Ergue-te mocidade!”, arcabouço material de divulgação, doutrinação e propaganda dos Centros Culturais da Juventude, investiga-se o acionamento da juventude águia branca, ressaltando a relação com a imprensa partidária.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Milene do Carmo Gomes, Universidade Federal de Juiz de Fora

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na linha de pesquisa "Política, Cultura e Usos do Passado". Graduada no curso de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Membra do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Direitas, História e Memória" (UFJF/UFF) e do Observatório da Extrema Direita (OED). Associada ao Laboratório de História Política e Social (LAHPS) e ao Laboratório de Comunicação Contemporânea e Audiovisual (LACCA), ambos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui experiência nas áreas de História Contemporânea, História do Brasil República e História Política, dedicando-se a estudos sobre fascismo e integralismo, com ênfase na trajetória do Partido de Representação Popular (PRP).Tem interesse na temática de juventudes, culturas políticas e partidos políticos.

Downloads

Publicado

21-06-2025

Como Citar

DO CARMO GOMES, Milene. Juventude integralista à luz da imprensa partidária: considerações sobre a seção "Ergue-te mocidade!": Integralist Youth in the Light of Party Press: Reflections on the ’Arise, Youth!’ Section. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–23, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/57927. Acesso em: 24 dez. 2025.