A fotografia como fonte na pesquisa em história da educação no Brasil: um balanço historiográfico
Resumo
O artigo tem por objetivo realizar um balanço historiográfico sobre o uso da fotografia enquanto fonte histórica no campo da história da educação brasileira dos últimos vinte e três anos, isto é, de 2001 a 2024. Metodologicamente, foram consultados os periódicos nacionais da área de História da Educação, o banco de teses e dissertações da CAPES e o Google Scholar, com o intuito de mapear as pesquisas que compõem esta revisão historiográfica. O artigo conta com três partes. A primeira se configura em uma exposição mais descritiva das obras levantadas organizadas por meio de critérios temáticos e geográficos. A segunda é direcionada a analisar os debates teóricos e metodológicos desenvolvidos nos textos que compõem o referido campo de estudo. A terceira parte, de caráter conclusivo, discute os principais achados desta investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexsander Vinícius dos Santos Batista, Juarez José Tuchinski dos Anjos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).







