A fotografia como fonte na pesquisa em história da educação no Brasil: um balanço historiográfico

Autores

Resumo

O artigo tem por objetivo realizar um balanço historiográfico sobre o uso da fotografia enquanto fonte histórica no campo da história da educação brasileira dos últimos vinte e três anos, isto é, de 2001 a 2024. Metodologicamente, foram consultados os periódicos nacionais da área de História da Educação, o banco de teses e dissertações da CAPES e o Google Scholar, com o intuito de mapear as pesquisas que compõem esta revisão historiográfica. O artigo conta com três partes. A primeira se configura em uma exposição mais descritiva das obras levantadas organizadas por meio de critérios temáticos e geográficos. A segunda é direcionada a analisar os debates teóricos e metodológicos desenvolvidos nos textos que compõem o referido campo de estudo. A terceira parte, de caráter conclusivo, discute os principais achados desta investigação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexsander Vinícius dos Santos Batista, Universidade de Brasília

    Historiador e Pedagogo. Professor da Secretaria de Educação do Distrito Federal. Mestrando no Programa de P´ós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

  • Juarez José Tuchinski dos Anjos, Universidade de Brasília

    Doutor em Educação. Professor de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Modalidade Profissional, da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

       

Downloads

Publicado

14-09-2025

Como Citar

DOS SANTOS BATISTA, Alexsander Vinícius; TUCHINSKI DOS ANJOS, Juarez José. A fotografia como fonte na pesquisa em história da educação no Brasil: um balanço historiográfico. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 17, n. 1, p. 1–17, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/57935. Acesso em: 7 nov. 2025.