Sola fide – A compreensão de Martinho Lutero sobre a fé na epístola aos Romanos
Palavras-chave:
Fé, justificação, LuteroResumo
O objetivo deste projeto é estudar o conceito e a compreensão de “fé” por parte do reformador Martinho Lutero, a partir da Epístola aos Romanos 1.16-17, sob o enfoque do contexto do renascimento do século XVI. Em termos gerais, a pesquisa propõe indicar os motivos influenciadores e determinantes, em Martinho Lutero, para a compreensão deste tema tão importante que foi hasteado como lema da Reforma.
Downloads
Referências
FUENTES, Devid Cortes, “Simão – o mago” In: GONZÁLEZ, Justo L. (Org.). Dicionário ilustrado dos interpretes da fé. Trad. Reginaldo Gomes de Araújo. São Paulo: Hagnos, 2008.
GEORGE, Timothy. Teologia dos reformadores. 1. ed. Trad. Gérson Dudus e Valéria Fontana. São Paulo: Vida Nova, 1994.
HEINZE, Rudolph W. “Martinho Lutero” in: ELWELL, Walter A.(Org.). Enciclopédia histórico-teológica da igreja cristã. 1 vol. Trad. Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2009.
MCGRATH, Alister E. Teologia sistemática, histórica e filosófica: uma introdução à teologia cristã. Trad. Marisa K. A. de Siqueira. São Paulo: Shedd, 2005.
TILLICH, Paul. A Coragem de Ser. 5 ed. Trad. Eglê Malheiros. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
WALKER, Wiliston. História da igreja cristã. 3. ed. Trad. Paulo D. Siepierski. São Paulo: Aste, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(A) autor(a), para fins de submissão à revista Temporalidades, deve declarar que o trabalho aqui submetido é de autoria do mesmo e nunca foi publicado em qualquer meio, seja ele impresso ou digital.
O(A) autor(a) também declara estar ciente das seguintes questões:
Os direitos autorais para artigos publicados na Temporalidades são do autor, com direitos de primeira publicação para o periódico;
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito;
A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.
A Temporalidades adota a licença internacional Creative Commons 4.0 (CC BY).